domingo, 30 de agosto de 2009

EVANGELHO DO DIA 30/08/2009

Domingo, 30 de Agosto de 2009
22º Domingo do Tempo Comum

RESUMO-
Mc 7,1-8.14-15.21-23
A paz procede do coração de cada homem

Em volta de Jesus estão os fariseus e os mestres da Lei. Os fariseus observavam estritamente a Lei e, ainda, ampliavam a aplicação das leis. Isto tornava muito difícil observá-las. Este rigorismo fazia com que se perdesse de vista o "espírito" das normas ou leis. É o que diz Jesus no Evangelho, quando afirma: "com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim".
No Evangelho ele se revela um verdadeiro Mestre. Diz com firmeza que é de dentro do coração que saem as impurezas e maldade:" os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências". Em outras palavras, Jesus diz que o importante é a conversão do coração.

Todos nós temos, com efeito, de reformar o nosso coração, com os olhos postos no mundo inteiro e naquelas tarefas que podemos realizar juntos para o progresso da humanidade.


SALMO-14

— Senhor, quem morará em vossa casa/ e no vosso monte santo habitará?
— Senhor, quem morará em vossa casa/ e no vosso monte santo habitará?

— É aquele que caminha sem pecado/ e pratica a justiça fielmente;/ que pensa a verdade no seu íntimo/ e não solta em calúnias sua língua.
— Que em nada prejudica o seu irmão,/ nem cobre de insultos seu vizinho;/ que não dá valor algum ao homem ímpio,/ mas honra os que respeitam o Senhor.
— Não empresta o seu dinheiro com usura,/ nem se deixa subornar contra o inocente./ Jamais vacilará quem vive assim!




Oração : Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estretai os laços que nos unem convosco par alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

NESTE DIA 30/08 DE 2009
DIA DOS CATEQUISTAS



CATEQUISTA

Com o coração e a mente em DEUS e os pés na realidade do irmão,
Anunciamos com alegria e entusiasmo o que o CRISTO nos ensinou, para
Transformar a sociedade, construindo a “civilização do AMOR”.
Ergamos nossa voz contra a injustiça. Sejamos profetas,
Quando necessário for
Uma vez, duas, três, todos os dias...
Insistir sempre, agredir nunca.
Sejamos pessoas de PAZ, LUZ e SAL, nossa vocação.
Trabalhemos, com eficácia, no MINISTÉRIO DA PALAVRA.
Amor, a meta do nosso caminhar...

Nenhum comentário: