domingo, 16 de agosto de 2009

EVANGELHO DO DIA 16/08/2008



Lc 1, 39-56:
Isabel reconhece em sua prima Maria a mãe de Jesus. E reconhece que Jesus é o Messias. Reconhece, quando diz " a Mãe do meu Senhor", título atribuído somente a Deus.
Maria responde à profecia de sua prima com um cântico bíblico, formado por temas
tradicionais, onde menciona uma reviravolta da situação do mundo. O cântico de Maria é o cântico dos pobres que colocam Deus em primeiro lugar e dele "sua misericórdia se estende a todas as gerações".

O texto bíblico nos faz refletir sobre as palavras de Isabel a Maria: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre... Bem-aventurada és tu porque acreditaste". Hoje é o dia da vocação à vida consagrada. O " sim" de Maria ao Projeto de Deus se transformou em atitude de vida.
MEDITE-
"Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo". Como pessoa convocada, como Maria, vou anunciar Jesus aos demais. Meu novo olhar é para iluminar as pessoas a encontrarem Jesus.

Oração
Pai, conduze-me pelos caminhos de Maria, tua fiel servidora, cuja vida se consumou, sendo exaltada por ti. Que, como Maria, eu saiba me preparar para a comunhão plena contigo.

SALMO 44
À vossa direita se encontra a rainha,/ com veste esplendente de ouro de Ofir.
— À vossa direita se encontra a rainha,/ com veste esplendente de ouro de Ofir.

— As filhas de reis vêm ao vosso encontro,/ e à vossa direita se encontra a rainha/ com veste esplendente de ouro de Ofir.
— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ “Esquecei vosso povo e a casa paterna!/ Que o Rei se encante com vossa beleza!/ Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
— Entre cantos de festa e com grande alegria,/ ingressam, então, no palácio real”.

Nenhum comentário: